top of page

IMI participa de Sessão na Fraternidade do Coração

Foto do escritor: Igreja Mestre IrineuIgreja Mestre Irineu

Atualizado: 23 de dez. de 2022


Ligação com a linha do Mestre Irineu e zelo com a música facilitaram aproximação entre as duas Casas que consagram o Daime


Irmãos da Igreja Mestre Irineu (IMI) participarão no próximo sábado (19.11) de uma sessão especial na Escola de Autoconhecimento Integrativo, Fraternidade do Coração (Frater), no município de Nazaré Paulista, em São Paulo (SP). Na ocasião, será realizado um ritual que contará com quatro partes: 1. Oração ou coletânea de hinos do hinário O Cruzeiro Universal, do Mestre Irineu; 2. Seleção de Hinos do Hinário Mensageiro das Estrelas, do Padrinho Egon; 3. Audição de músicas universais; e 4. Músicas dançantes.


Comandado pelos dirigentes da Frater, o padrinho Sergio Negri e a madrinha Michelle Negri, o trabalho contará com a presença do Padrinho Egon Nord e uma comitiva da IMI, além de quatro convidados especiais vindos de Miami, Estados Unidos, a Madrinha Dharma e seu companheiro e duas pessoas do grupo Celestial Heart (Coração Celestial). De acordo com a Madrinha Michelle, a aproximação entre as duas Casas, que mantém os princípios doutrinários basilares implantados por Mestre Irineu, começou por meio da internet, especificamente Spotify e Instagram.


“A gente recebeu, durante um intervalo de uns 10 dias, o link do hinário que tinha sido lançado no spotify por duas pessoas diferentes e isso nos chamou atenção e a gente resolveu ouvir o hinário. Quando ouvimos, ficamos muito impressionados com a qualidade musical, com a qualidade instrumental, com a qualidade de estúdio, da forma como esse hinário foi apresentado para o público em geral, através da plataforma do spotify. Além disso, claro, as letras, as melodias dos hinos nos tocou profundamente”, conta Michelle.


Conforme relata a Madrinha, logo após conhecer o hinário, entrou em contato com o Secretário da IMI, Luiz Pita, por meio do Instagram. “Eu falei, gente, de onde será que é esse hinário? De que casa que é? Quem é esse padrinho? Quem é esse grupo? A gente foi tecendo uma amizade, através do Instagram, trocando algumas músicas. Falei pra ele, que na Fraternidade a gente zelava muito pela música e que o padrinho Sérgio Negri era o maestro da nossa casa e ele havia produzido alguns hinários que estavam na plataforma do Spotify que é o Felicidade, o Revelação e a Porta. A gente foi compartilhando links e trocando”.


A Madrinha lembra que a primeira vez a ouvir o hinário na força do Daime, foi durante a realização do “Frater Day”, um retiro espiritual de três dias, que a Casa conduz anualmente, com programação que envolve um trabalho psicoemocional com temas variados. “No final desse dia a gente consagra uma ayahuasca de Cura, um santo Daime de cura e realizamos o ritual deitadinhos ou então sentados no colchão no estado mais receptivo. Nesses três dias, especificamente, a gente não faz hinário ao vivo, a gente ouve. Daí, a gente ouviu no fraterday pela primeira vez na força o hinário Mensageiro das Estrelas. Depois que a gente ouviu na força, a gente teve a confirmação que nós deveríamos cantá-lo ao vivo”, conta.


Arte Criada pela Frater para o trabalho de 19 de novembro


Ouça o Hinário Mensageiro das Estrelas no Canal do You Tube do Padrinho Egon ou no canal do Spotify


Após esse movimento o convite oficial para o encontro foi feito. “Dentro desse movimento todo, o padrinho sergio Negri entrou em contato com o padrinho Egon, fazendo o convite para que ele viesse no dia que a gente fosse cantar o hinário e daí ele aceitou e daqui a pouco estaremos juntinhos, muito felizes, e tenho certeza que vai ser assim apenas o start para um lindo movimento que vai acontecer entre os nossos dois grupos. Daí o nosso grupo inteiro super abraçou a ideia. A maioria do grupo já canta de cabeça todos os hinos da coletânea, da seleção”, conclui.


Emoção - Para o padrinho Egon Nord, “é muito gratificante ver que uma casa como a deles chegou até esse hinário, por estarmos anos nos dedicando ao cultivo da doutrina na linha do Mestre Irineu”.

Em suas palavras: “Recebi com muita alegria esse convite do Padrinho Sérgio Negri para cantarmos com eles a seleção do Mensageiros das Estrelas. Sempre tive vontade de conhecer a Fraternidade do Coração pelo primor das gravações realizadas por eles a princípio, depois de conhecer mais sobre o trabalho deles essa admiração cresceu. Considero muito importante essas trocas da nossa irmandade com a deles, para expandirmos nossas percepções e aprimorarmos nosso trabalho. Estão se preparando para cantar com todo primor musical que já conhecemos por áudios e vídeos. Estamos contentes de presenciar tudo isso!”

Egon informa que, além disso, a irmandade da Igreja Mestre Irineu está se mobilizando para prestigiar o encontro vinda de vários locais de Mato Grosso, Santa Cantarina, Maranhão e São Paulo, além de outros países. “Através dessa expansão, um Dirigente de uma Igreja em Miami, nos Estados Unidos, também entrou em contato pedindo para utilizar a gravação por lá, no mês passado e também agradecendo pelo hinário e ao trabalho da Igreja Mestre Irineu. Segundo ele, estaria fazendo um esforço para vir com a esposa nessa sessão da Fraternidade. No coração só gratidão ao Mestre Irineu por estarmos trabalhando em sua missão, recebendo esses presentes e expandindo as fronteiras da nossa Irmandade!”


Veja mais um trecho da entrevista da Sessão de Comunicação da IMI com a Madrinha Michelle Negri.


IMI: Madrinha qual a importância da música para a Fraternidade do Coração?

Madrinha Michelle: Na Fraternidade, a gente tem um zelo e um cuidado muito grande em relação à música. A gente até fala nos nossos posts que a música é um pilar da casa. A gente chama de “a Deus a música” porque, realmente, dentro de uma religião, onde os ensinos são musicados, é importante que a gente tenha muito primor e cuidado para conduzir a musicalidade dentro do processo da expansão da consciência. Então, sempre que a gente encontra um hinário (Mensageiro das Estrelas) com essa qualidade, isso nos toca profundamente.


IMI: Qual a importância do intercâmbio entre as igrejas?

Madrinha Michelle: para as igrejas, eu acho que é fundamental. Num momento de tanta polarização e de tanta guerra dentro do Brasil e também dentro das próprias egrégoras, é de fundamental importância que nós possamos consagrar a amizade, o respeito à diversidade, a inclusão às diferenças, podendo conhecer um pouquinho mais do outro. Compartilhar um pouquinho mais também dos nossos saberes, realizando esse intercâmbio de conhecimento, de troca, de cultura, de amizade, de afeto e de valorização dessa nossa religião, que é tão maravilhosa, que é tão linda, que é tão brasileira. Sinto que o mais importante é a gente poder a partir desses movimentos dar o exemplo de que nós podemos sim conviver todos com as diferenças particulares de cada grupo, de cada egrégora. Porque vocês, por exemplo, estão em um outro estado brasileiro, que tem uma outra cultura, mas que temos em comum coisas que nos unem, que é principalmente, a doutrina do Santo Daime. Então, acredito que é a gente poder compartilhar dessa união, dessa amizade.


IMI: Pode falar um pouco mais sobre a presença dos irmãos vindos de Miami?

Madrinha Michelle: A gente vai ter nesse ritual a presença de quatro pessoas que são dos Estados Unidos, mas são grupos diferentes. Na verdade, um casal, que a Dharma, madrinha de uma Igreja em Miami e o companheiro. Ela já foi na Frater uma vez e ficou muito encantada com o trabalho da Frater e manteve um contato profundo com um amigo nosso do grupo, que é tradutor, fala muito bem inglês, então, eles acabaram tendo uma proximidade maior. Ela tá vindo para o Brasil agora nessa época e ela perguntou pra ele, quando poderia vir, que hinário seria legal para conhecer? E ele falou: ‘ah vai ter esse trabalho, que a gente vai cantar esse hinário’ (Mensageiro). Daí ele mandou pra ela e ela ficou realmente super encantada e acho que ela entrou em contato com vocês aí também. E um outro casal, que tem um grupo lá em Miami, que chama Celestial Hearth, que é um casal também que vinha para o Brasil com alguma frequência e acabaram vindo para conhecer a Frater também, se não me engano, foi em 2019 e aí ele simplesmente se apaixonou pela Frater, pediu a estrela, se fardou, então, todo ano eles vêm pra Frater e esse ano a companheira dele vai se fardar na Virgem. Então, eles vão vir pra participar do Mensageiro das Estrelas e vão ficar até o ritual da Nossa Senhora da Conceição. Teremos esses quatro gringos no ritual. Provavelmente, a gente vai ter um momento de tradução simultânea, porque é bastante gente.


Orientações para a Sessão do dia 19/11


A vestimenta que os fardados da Fraternidade do Coração irão adotar nesse dia será uma roupa branca e a estrela.


Os visitantes também podem vestir roupas brancas ou claras, ou a farda azul ou a farda branca sem os acessórios, mantendo sempre a saia para as mulheres.


Observação: está sendo um mês de novembro atípico em São Paulo, com temperaturas abaixo do esperado, sendo recomendado que se traga agasalho.


Fora do salão existem banheiros secos e espaços adequados para as limpezas e uma casa de apoio com quarto, banheiro e cozinha, para que as pessoas possam se trocar e quem estiver com criança dispor de estrutura básica.


Por conta do equilíbrio musical, serão utilizados poucos maracás durante o trabalho.

Foi solicitado a autorização de uso de imagem na anamnese, pois alguns hinos serão gravados e divulgados nas redes sociais. Caso algum irmão não queira ter sua imagem divulgada, favor informar a Madrinha Michele.


Fotos e vídeos são proibidos durante o ritual, sendo recomendado que os celulares sejam desligados e guardados. Terá uma pessoa especializada gravando alguns hinos.


Durante o trabalho uma ambulância estará disponível para atendimento de qualquer intercorrência.


É proibido o uso de qualquer substância que não seja a Ayahuasca nas dependências da Fraternidade do Coração (cigarro, rapé, maconha etc.)


Mais sobre a Fraternidade do Coração


A Fraternidade do Coração existe há 17 anos, seguindo uma linha independente, integrando as raízes do Mestre Irineu e pilares filosóficos próprios.


Tem como pilares a louvação devocional, o autoconhecimento, os relacionamentos (incentivando e estimulando o grupo a nutrir vínculos), o ensinamento através da arte musical (com zelo e capricho pela musicalidade), o acolhimento e a inclusão (respeitando a forma de cada um ser e pensar) e o amor em ação (por meio do autocuidado, da disciplina, da busca de metas e do olhar sobre nossas negatividades).


Além dos trabalhos regulares com o Daime, o feitio e os mutirões, a casa possui um intensivo conhecido como “Frater Day”, onde são desenvolvidas técnicas terapêuticas e, ao final, a consagração da Ayahuasca com a audição de um hinário. Foi justamente em um Frater Day que eles estudaram o hinário Mensageiro das Estrelas.


Para conhecer mais sobre a Fraternidade, acesse o site da instituição, no seguinte link: https://fraternidadedocoracao.org.br/


Comissão de Comunicação & Cultura

Igreja Mestre Irineu


341 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Jesus é real

Jesus é real

2 Comments


Viva a expansão e a luz! O site está incrível.

Like

Essa matéria ficou incrível. Muito completa. Parabéns.

Like

A Igreja Mestre Irineu (IMI) é uma associação civil, religiosa e filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 2005 que pratica e divulga a Doutrina do Daime.

LOCALIZAÇÃO e contato 

(65) 9 9601-0920 (Elvio dos Anjos)

Antiga Avenida do Engordador - Costa Verde - ao lado da Horta Estrela - Avenida São Gonçalo

 

mestreirineuigreja@gmail.com

  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Igreja Mestre Irineu Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page